Existe uma afirmativa, aceita comumente de forma passiva, quando se trata do ensino bíblico de jovens. Diz-se que o ensino deve ser feito de forma mais light, mesmo porque, jovens não gostam muito de estudar teologia. Baseados nessa premissa, alguns instrutores bíblicos infantilizaram a mensagem banalizando o conteúdo do evangelho deixando de ensinar aos jovens verdades fundamentais da fé cristã.

Contudo, a problemática não se encerra nesse quesito. O cristianismo enfrenta uma das maiores crises hermenêuticas e comportamentais de sua história. Abdicando dos princípios da sola Scriptura (exclusividade da Escritura) e da tota Scriptura (totalidade da Escritura), muitos ensinamentos têm diluído os princípios universais da Palavra de Deus no subjetivismo latente, aliado ao anti-intelectualismo militante de muitos professos cristãos.

As Escrituras revelam um extraordinário panorama de ideias que demandam o conhecimento de cada elemento da necessidade humana. Ali Deus revela seu caráter, propósitos, atos históricos e vontade. Ele traça os elementos do cosmo, inclusive origem da raça humana. Sem a Palavra de Deus, nossa compreensão seria reduzida a suposições conjecturais, construídas sobre uma inconstante análise do nosso ambiente.

Devemos valorizar o legado interpretativo da Bíblia, deixado pelas gerações passadas e suas exposições e comentários bíblicos. Mas a validade de tais produções, assim como nossas visões presentes, são diretamente dependentes de sua fidelidade ao texto bíblico. Mais importante do que apenas aceitar a interpretação de outros, é aprender a interpretar corretamente a Bíblia com base em princípios e métodos que permitem o texto sagrado dizer o que ele realmente pretende, e não necessariamente o que gostaríamos que dissesse.

É precisamente com esse propósito que a série Compreendendo as Escrituras foi criada. Em seu primeiro módulo, Aplicando a Hermenêutica Bíblica ao Ensino de Jovens, o professor Michael Lima irá dialogado a respeito dos fundamentos da hermenêutica bíblica, bem como princípios de aplicação ao ensino de jovens.

Quando

Sábado (16/01) às 15:00

Onde

IASD São Cristovão | Rua Marechal Hermes, 214, Jardim São Cristóvão.

Informações 

99152-1058 (whatsapp) ou pelo e-mail cursos@valoreverdade.com

Facebook Comments